sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ana Maria Sampaio Fernandes, a primeira mulher no comando do Consulado Geral do Brasil em Nagoya

Ela esta substituindo, o ex-cônsul Ricardo Drummond de Melo.

Ana Maria Sampaio FernandesDesde meados do mês passado o Ministério das Relações Exteriores do Brasil tem designado uma nova diplomata. Ana Maria Sampaio Fernandes é diplomata de carreira do Itamaraty, ministra de segunda classe do Ministério das Relações Exteriores.

Por cinco anos foi diplomata no Quênia, Uganda e Ruanda.De agosto do ano passado até quatro meses atrás ela serviu como embaixadora do Brasil em Namíbia, na África.

Anteriormente ela visitou três vezes o Japão em missões diplomáticas e assume agora a chefia no Consulado de Nagoya que tem cerca de 100 mil residentes brasileiros em sua área de jurisdição.

Ana Maria Sampaio teve quatro antecessores consules gerais neste posto. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo e diz que encontrou o consulado com uma equipe muito dedicada.

Segundo ela, é permanente o desafio de implementar serviços, melhorar as instalações e atender de forma eficaz cidadãos que buscam o atendimento consular.

A consulesa chegou ao Japão faz pouco mais de um mês, assumiu oficialmente o posto no início de dezembro e disse que está bastante motivada ao trabalho.

Adiantou que para o ano que vem serão mantidos e talvez até ampliados os consulados itinerantes, entre outros serviços já programados.

¨Temos as eleições presidencias no Brasil, nos temos aqui uma jurisdição importante. Eu queria lembrar que renovem seus títulos, essencial para que possam renovar os passaportes. A data final para renovar é 7 de maio,¨afirmou a Consulesa geral do Brasil em Nagoya para a IPCTV.

Ainda no mês de maio do ano que vem serão aplicadas no Japão as provas do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

¨O Encceja é uma oportunidade dos brasileiros prestarem o exame, que é muito importante para a inserção profissional regressando ao Brasil.¨

Ana Maria Sampaio pede que os cidadãos tenham sempre naturalidade em buscar o Consulado e disse que a sala de trabalho dela está de portas abertas para receber as lideranças comunitárias dispostas a contribuir com a implementação dos serviços.

Ontem mesmo ela teve reunião com o grupo que forma o Conselho de Cidadãos de Nagoya.

Novos conselheiros devem ser convocados para a tarefa de periodicamente levar à chefia consular diferentes pontos de vista e ações da comunidade que ajudem na melhoria dos serviços.
Fonte: IPC Digital

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário