quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Gunma recebe consulado itinerante

Além dos serviços consulares, foram realizadas diversas atividades gratuitas; neste ano Tóquio ainda realizará mais dois itinerantes

Consulado itinerante em OtaOs brasileiros de Gunma aproveitaram este sábado (23) para colocar a documentação em dia, no consulado itinerante de Ota. A princípio, o atendimento do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio estava programado para 26 de outubro, em Oizumi, mas foi cancelado por causa da passagem de um forte tufão.

Remarcado para o dia 23, o itinerante foi realizado na Escola Paralelo e superou as expectativas. Até às 11h, já tinham sido distribuídas 570 senhas para os mais variados tipos de serviços consulares. “Não esperávamos tantas pessoas. Para o próximo ano, vou propor a realização de três itinerantes em Gunma, nas cidades de Oizumi, Ota e Isesaki”, afirmou o cônsul-geral do Brasil em Tóquio, o ministro Marco Farani. “Vamos manter esse formato com palestras e oficinas para levar mais informações aos brasileiros”, acrescentou o diplomata.

A fila para a retirada das senhas iniciou-se logo cedo, bem antes das 8h, horário em que começa a distribuição. Mara Tsutsumi, 46, de Ota, chegou ao local às 7h30. “Achei que foi tarde, pois já estava bem cheio”, contou ela, que aproveitou o sábado para autenticar alguns documentos.  

Em março, Mara esteve no itinerante em Honjo (Saitama) e, pela internet, procura ficar atenta ao calendário dos itinerantes na região. “Assim não precisamos faltar no serviço e se precisar de outro documento dá para buscar em casa, sem correr o risco de perder a viagem.”

Cassia Lopes, 40, e o marido Marcos Nakamura, 36, de Oizumi (Gunma), também chegaram ao local por volta das 7h30 para requererem o passaporte do filho, Rodrigo Kenji, de dois anos. “Os itinerantes ajudam muito, poderiam ser realizados com mais frequência”, disse Cassia.

Ainda neste ano o Consulado de Tóquio realizará mais dois itinerantes, em Mooka (Tochigi), em 30 de novembro, e em Ueda (Nagano), em 21 de dezembro (veja detalhes abaixo).

O cônsul-geral aproveitou a atividade para entregar uma homenagem à presidente da NPO Sabja (Serviço de Assistência aos Brasileiros no Japão), Ana Elisa Yamaguchi, pelos serviços prestados à comunidade nas 17 províncias da jurisdição do consulado em Tóquio.

A estudante Letícia Miwa Tokuda, 16, de Ota (Gunma), também foi homenageada e recebeu de Farani um certificado de participação no programa de estágio da estilista japonesa Junko Koshino. Em agosto, ela e mais duas estudantes brasileiras participaram de um programa de estágio não remunerado num projeto do Consulado do Brasil em Tóquio.

Palestras e oficinas
Os brasileiros que estiveram no itinerante também puderam assistir a diversas palestras sobre educação, com Valdemar Yamada (curso de mecânica da Toyota) e com a presidente da NPO Sabja, Ana Elisa Yamaguchi (bolsas de estudo no Japão); planejamento financeiro familiar, com o gerente do Banco do Brasil, Claudenir da Silva Oliveira, e também sobre as atividades da Polícia e da Associação Internacional de Ota.

Além disso, o itinerante contou com atendimento psicológico e trabalhista gratuitos, realizados pela psicóloga Carla Barros e pela responsável do Espaço do Trabalhador Brasileiro, Vanessa Handa.

Em salas reservadas, também foram promovidas oficinas gratuitas de redação ficcional com o escritor e colunista da Alternativa, Edweine Loureiro, produção de vídeo com a jornalista Hilda Handa e criação de site e-commerce, com o profissional de informática Frederico Togo.

Essas e outras atividades também estão programadas para o próximo itinerante, em Mooka (Tochigi). Mais informações e inscrições no site http://www.consbrasil.org/index.php/component/content/article/83-materias/425-workshops

Próximos itinerantes do Consulado do Brasil em Tóquio
Mooka (Tochigi)
30 de novembro (sábado)
Local: Ninomiya Ninomiya Community Center (Mooka-shi Ishijima 893-15)

Ueda (Nagano)
21 de dezembro (sábado)
Local: Maruko Bunka Kaikan (Ueda-shi Kamimaruko 1488)
Fonte: Alternativa

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário