quarta-feira, 3 de junho de 2020

Fluxo de infectados nos aeroportos pode gerar nova onda da Covid-19

Estudo levou em conta a entrada de dez pessoas infectadas por dia, num prazo de três meses
Aeroporto Internacional de Narita

Um grupo de pesquisadores da Universidade Hokkaido realizou uma simulação para alertar sobre os riscos de uma nova onda da Covid-19, baseando-se na entrada de infectados que chegam de outros países.

O estudo revelou que se dez pessoas infectadas chegarem ao Japão por dia, dentro de três meses, a probabilidade de uma nova onda chegaria a 100%. Mesmo com todas as medidas de prevenção, como aplicação de testes de PCR e quarentena em hotéis, seria impossível conter a propagação do novo coronavírus.

No caso de uma redução da entrada de infectados para duas pessoas por dia, o percentual para um grande surto ficaria em 58,1% dentro de três meses. Mesmo que seja limitado a uma pessoa por dia, a probabilidade seria de 35,3%.

Um dos motivos que levou à propagação atual da Covid-19 no Japão foi a entrada de pessoas que chegaram de países onde o surto estava começando. Dessa vez, os especialistas alertam o governo a tomar cuidado na hora de flexibilizar as normas para o reinício da entrada de passageiros do exterior.

“O serviço sanitário e o processo de Imigração são administrados por autoridades distintas. Se o país for flexibilizar a entrada de passageiros no futuro, será preciso uma união de forças para analisar todos os dados em conjunto”, disse o médico e especialista em estratégia de saúde, Hiroshi Nishiura, que lidera a pesquisa.

Situação atual 
Atualmente, a entrada de estrangeiros de 111 países com alto risco de contágio está proibida no Japão.

No caso de japoneses e estrangeiros com visto de longa residência, os passageiros são submetidos à quarentena, permanecendo 14 dias em hotéis ou em suas residências, sem o uso do transporte público.

Aqueles que chegam dos 111 países de risco precisam ainda fazer o teste de PCR para detecção do novo coronavírus. Como o sistema está sobrecarregado, o resultado desses testes pode demorar até dois dias para ficar pronto, obrigando os passageiros a permanecerem em áreas específicas dentro dos aeroportos.

Sobre a flexibilização da entrada de passageiros do exterior
O governo japonês está tomando as providências para flexibilizar a entrada de passageiros vindos de quatro países onde o surto tem se estabilizado: Tailândia, Vietnã, Austrália e Nova Zelândia.

A princípio, as normas serão flexibilizadas para as pessoas que precisam viajar por motivo de trabalho. A previsão é de que a medida seja aprovada ainda no mês de junho.
Fonte: Alternativa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário