segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Índice de atividade fabril do Japão em fevereiro cai para mínima de 5 meses

A atividade no setor de serviços encolheu no ritmo mais rápido desde maio de 2020

atividade fabril do Japão
A atividade manufatureira do Japão expandiu no ritmo mais lento em cinco meses em fevereiro, com a produção contraída, ressaltando o impacto prolongado que as interrupções na cadeia de suprimentos global está causando na terceira maior economia do mundo.

A atividade no setor de serviços encolheu no ritmo mais rápido desde maio de 2020, à medida que a demanda enfraqueceu depois que o país viu as infecções por coronavírus atingirem um recorde devido à variante Ômicron.

O índice au Jibun Bank Flash Japan Manufacturing Purchasing Managers' (PMI) caiu para um ajuste sazonal de 52,9 de um final de 55,4 no mês anterior. Uma leitura abaixo de 50 indica contração em relação ao mês anterior.

"Os fabricantes sinalizaram uma redução na produção pela primeira vez em cinco meses, embora a taxa de contração tenha sido consideravelmente mais suave do que a observada no setor de serviços", disse Usamah Bhatti, economista da IHS Markit, que compila a pesquisa.

A pesquisa mostrou que um aumento acentuado dos prazos de entrega exacerbou a escassez de materiais, fazendo com que os preços dos insumos subissem no ritmo mais rápido desde agosto de 2008.

"As empresas continuaram a relatar que o aumento dos preços dos insumos e a escassez de materiais, principalmente de combustíveis e metais, tem forçado a diminuição da atividade do setor privado", disse Bhatti.

Os fabricantes viram os estoques de matérias-primas e outros insumos aumentarem no ritmo mais acentuado desde outubro de 2001, quando este tipo de levantamento de dados iniciou.

Tanto os fabricantes quanto as empresas do setor de serviços ficaram menos otimistas sobre as condições de negócios nos próximos 12 meses, mostrou a pesquisa.

O au Jibun Bank Flash Services PMI Index caiu para um ajuste sazonal de 42,7, abaixo do final do mês anterior de 47,6.

O PMI composto do au Jibun Bank Flash Japan, que é calculado usando manufatura e serviços, caiu para 44,6 em relação ao final de janeiro de 49,9, marcando o nível mais baixo desde junho de 2020, 40,8.
Fonte: Alternativa com Reuters

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário