quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Seguro-desemprego: taxa descontada do salário pode subir novamente no Japão em abril

Atualmente, os beneficiários pagam 0,5% do salário, enquanto os empregadores arcam com 0,85%

taxa do seguro-desemprego
A taxa do seguro-desemprego que é descontada do salário dos trabalhadores no Japão subiu em outubro e pode ter um novo aumento em abril de 2023, informou a emissora NHK nesta quarta-feira (14).

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar está analisando o encerramento de uma medida que foi introduzida para reduzir a taxa, o que pode significar um aumento de 0,2% para os trabalhadores inscritos no seguro-desemprego (koyou hoken/雇用保険).

A taxa acabou de ter um aumento de 0,2% em outubro.

Atualmente, os beneficiários pagam 0,5% do salário, enquanto os empregadores arcam com 0,85%, totalizando 1,35%. Trabalhadores de alguns setores, como o de construção, desembolsam um pouco mais: 0,6%.

Se o encerramento de uma medida de redução for efetivado pelo governo, a taxa subirá para 0,8% em abril, segundo a NHK.

Devido à pandemia do coronavírus, o pagamento do seguro-desemprego a pessoas que perderam o trabalho passou de ¥6 trilhões nos últimos dois anos e os recursos financeiros estão se esgotando.

Embora haja preocupações sobre o aumento da carga para trabalhadores e empregadores, o governo considera que é essencial estabilizar as finanças do seguro-desemprego para garantir que os beneficiários recebam pagamentos quando perderem o trabalho.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar tomará uma decisão final sobre a taxa com base nas opiniões de especialistas em uma reunião a ser realizada no final deste mês.

Em 2017, ocorreu o contrário. A taxa do seguro-desemprego sofreu uma redução e, na época, o governo alegou que o valor de reserva do benefício arrecadado dos trabalhadores e das empresas foi maior que o volume distribuído.
Fonte: Alternativa

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário