quarta-feira, 5 de abril de 2023

Capacete para andar de bicicleta: 13 províncias com lei revisada

Em 13 províncias a lei revisada da obrigatoriedade ao esforço em usar o capacete para andar de bicicleta já está em vigor

Lei em vigor em 13 províncias
A Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA) divulgou que apenas 4%, ou 665, de um total de 16.435 usuários de bicicleta usaram capacete em 13 províncias nos meses de fevereiro e março.

São 13 das 47 províncias que estão com a nova regulamentação da obrigação de se esforçar (努力義務, lê-se seiryoku gimu) para usar o capacete para usar a bicicleta como meio de locomoção, a partir de 1.º de abril.

Dentre as 13 províncias há algumas onde o número de residentes brasileiros é elevado.

  1. Saitama
  2. Chiba
  3. Tóquio
  4. Kanagawa
  5. Shizuoka
  6. Aichi 
  7. Quioto
  8. Osaka
  9. Hyogo
  10. Okayama
  11. Hiroshima
  12. Fukuoka
  13. Kumamoto

Os ciclistas de Kumamoto mostraram ser os mais colaborativos, com 7,8%; seguidos de Tóquio (5,6%) e Okayama (4,3%). Os de Hyogo são os menos, com apenas 1,9%.

É importante usar o capacete para andar de bicicleta?
O uso do capacete não é obrigatório, mas é um item que ajuda a prevenir lesões graves em caso de acidente. Essa nova revisão da lei é uma forma de proteger os usuários de bicicleta.

Segundo os dados da polícia da cidade de Aomori, em 2018 ocorreram acidentes envolvendo bicicletas, os quais causaram 26 mortes. Dentre eles, apenas um usava capacete.

“Embora existam pessoas (de bicicleta) que morreram de ferimentos letais na cabeça, também há casos em que o uso de capacete salvou suas vidas, então quero pedir para usá-lo para se proteger”, disse o gerente do departamento de trânsito da polícia de Toyama.
Fonte: Portal Mie com JNN, Tulip TV, ANN, NHK e Tokyo Shimbun

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