quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Convenção dos Nikkeis pede que Japão facilite entrada e permanência de yonseis no país

O evento reúne descendentes de japoneses de vários países

Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior
A 63ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Kyokai) encerrou nesta quarta-feira (18) sua programação de três dias em Tóquio, informou a agência de notícias Jiji Press. 

O evento reúne descendentes de japoneses de vários países e, neste ano, finalizou com uma declaração pedindo ao governo japonês para flexibilizar os requisitos de entrada e permanência para os nikkeis de quarta geração (yonsei).

A declaração apelou para que o governo japonês desse mais consideração aos yonseis que têm interesse no Japão e desejam realizar seus sonhos no país.

A Convenção, que teve como tema "O avanço da comunidade nikkei – Uma nova geração com grandes iniciativas", é realizada todos os anos, com o objetivo de reunir descendentes que vivem em diferentes paises, promovendo discussões sobre os desafios enfrentados por suas comunidades e formas de cooperação entre si e com o Japão, bem como para fortalecer as relações de intercâmbio e aprofundar os laços de amizades.

Visto de longa permanência
O governo japonês está considerando emitir visto de longa permanência para yonseis, fazendo uma grande mudança nas regras atuais, mas antes disso planeja coletar opiniões públicas durante o outono.

A intenção do governo é definir as mudanças ainda este ano.

O que deve mudar
Depois de ficar no Japão por cinco anos com o visto atual de "atividades específicas", o yonsei poderá solicitar o visto de longa permanência, desde que cumpra certos requisitos relacionados ao idioma japonês.

Em junho, o jornal Yomiuri publicou que seria necessário o nível N2 do JLPT para pedir o visto de longa permanência, mas ainda não há nenhuma definição por parte do governo.

A concessão do status de longa permanência permitirá que os yonseis fiquem no Japão pelo tempo que quiserem, renovando o visto periodicamente.

Além disso, eles poderão trazer a família (cônjuge e filhos, por exemplo).

A necessidade de comprovar a capacidade de compreensão do japonês básico, no entanto, deve ser mantida.

Segundo o jornal Yomiuri, o limite de idade para entrar no Japão poderia ser aumentado dos atuais 30 anos para 35 anos.

Regras atuais
Em 2018, o Japão passou a conceder visto sob a categoria de "atividades específicas" para os yonseis, com duração de no máximo cinco anos, sem possibilidade de renovação e sem poder trazer a família junto.

Os requisitos são: (segundo a Agência de Imigração do Japão)

  • Ter entre 18 e 30 anos de idade no momento da entrada no Japão.
  • Possuir a passagem aérea de volta ao país de origem ou reserva financeira suficiente para comprar a passagem aérea de volta em questão.
  • Ser possível prever, no ato da solicitação, a capacidade de subsistência durante a estadia no Japão.
  • Gozar de perfeita saúde.
  • Ter bom comportamento.
  • Estar inscrito em um seguro que cubra os custos em caso de morte, acidente ou doença durante a estadia no Japão.
  • Comprovar, através de exame ou outro método, a capacidade de compreensão do japonês básico, ou comprovar, através de exame, a capacidade de compreensão do japonês básico, até certo ponto. Caso seja um yonsei que já utilizou este sistema e deseja entrar novamente no Japão, pode ser exigido “comprovar, por meio da prova, a capacidade de compreensão do idioma japonês básico” (equivalente ao nível N4 do JLPT Nihongo Noryoku Shiken) ou “comprovar, por meio da prova, a capacidade de compreensão do idioma japonês usado em situações cotidianas, até certo ponto” (equivalente ao nível N3 do JLPT Nihongo Noryoku Shiken).
  • Ter um Assistente de Recepção dos Yonseis (tutor que se responsabilize por informar a Imigração sobre as atividades do yonsei no Japão).
  • Não ter permanecido por um período total de cinco anos por meio da utilização deste sistema.

Veja mais informações em português aqui.
Fonte: Alternativa

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário