quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Reformulação das regras para recepção da quarta geração (ponte entre o Japão e a comunidade nikkei no exterior)

A partir de 28 de dezembro de 2023 foram reformuladas as regras para a recepção da quarta geração 

yonsei quarta geração

1.   Alteração do status de residência para os residentes de longa permanência

Será possível realizar a mudança de status para “residente de longa permanência” após cinco anos de residência com visto de quarta geração (yonsei) e atendendo a requisitos específicos!

O status de “residente de longa permanência” possibilita ao portador trabalhar e residir acompanhado da família. Além disso, caso deseje dar continuidade à residência, será possível fazer a renovação do período de permanência.

2.   Flexibilização do limite de faixa etária
A faixa etária sujeita ao visto de quarta geração era entre 18 e 30 anos, porém, o limite de idade será elevado ara 35 anos!

* No entanto, será necessário ter o equivalente ao nível N3 de proficiência da língua japonesa no momento da entrada no país.

3.   Flexibilização dos requisitos para o apoiador de entrada
(1) Para os apoiadores de entidades sem fins lucrativos, não haverá mais limite de aceitação em termos de quantidade de portadores do visto de quarta geração. Já os apoiadores individuais poderão aceitar até três portadores de visto de quarta geração. Além disso, será possível que o empregador atue como apoiador individual.

(2) Caso o requerente tenha trabalhado de forma adequada durante três anos, não haverá necessidade de assistência por parte do apoiador.

(3) Será permitido que estrangeiros portadores dos status como “residente de longa permanência”, “cônjuge de japonês” e “cônjuge de residente permanente”, atuem como apoiadores. *

* Será necessário ter um histórico de residência determinado.

(4) Será permitido aos apoiadores requererem aos usuários de serviço custos reais associados ao pedido de status de residência. *

*Exemplo: custo de envelopes ou selos. 
Fonte: Consulado Geral do Japão em São Paulo

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário