sexta-feira, 16 de maio de 2025

Mais de 8.000 brasileiros no Japão podem ter título de eleitor cancelado; veja lista de nomes com pendências

O prazo para regularizar o documento termina na próxima segunda-feira

título de eleitor cancelado
Os eleitores brasileiros que possuem pendências com a Justiça Eleitoral, incluindo os que residem em outros países, como o Japão, têm até o dia 19 de maio – próxima segunda-feira – para regularizar a situação e evitar o cancelamento do título de eleitor.

O prazo vale para quem não votou por três turnos consecutivos, não justificou a ausência na votação e não pagou as multas por ter deixado de votar.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 5,3 milhões eleitores estão nessa situação, incluindo mais de 8.000 no Japão. No caso dos brasileiros no exterior, considera-se apenas os turnos da eleição presidencial.

Caso as pendências não sejam regularizadas, o título de eleitor será cancelado pela Justiça Eleitoral. A medida pode levar ainda a outras restrições, como não conseguir tirar ou renovar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em instituição pública de ensino e tomar posse em cargo público após ser aprovado em concurso.

O TSE divulgou em março a lista dos eleitores que podem ter o título cancelado se a regularização não for feita dentro do prazo. Verifique se o seu nome está na relação:

Como regularizar
Para auxiliar o eleitor a regularizar alguma pendência, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza a página online de “Autoatendimento Eleitoral”. O serviço é gratuito e permite que a pessoa realize os procedimentos necessários sem sair de casa.

Se o seu nome estiver na lista, siga o passo a passo e regularize a situação:

  • Acesse o “Autoatendimento Eleitoral”.
  • Clique em “Título Eleitoral”.
  • Vá até a opção “6 – Regularize seu título eleitoral cancelado”.
  • Preencha o formulário e envie os documentos solicitados.
  • Anote o número do protocolo e acompanhe o andamento do pedido também pelo “Autoatendimento Eleitoral”, na opção “Acompanhe uma solicitação”.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato diretamente com o Cartório Eleitoral do Exterior pelos seguintes meios:

Fonte: Alternativa com Agência Brasil

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário